Fotos: Nathália Schneider
A 50ª Feira do Livro saiu da Praça Saldanha Marinho na quinta-feira (4). Como parte da programação do evento, o chargista Elias Monteiro levou a oficina "A Charge nos Contos de Fadas: Oficina de Desenhos de humor" até a E.E.E.M. Humberto de Campos, que atende os sócioeducandos do Centro de Socialização Sócio-Educativo (CASE) de Santa Maria.
Para a diretora da escola, Carla Flores, ações como essa são muito importantes, porque os alunos, principalmente do turno da tarde, não podem deixar o local:
– É muito bom que eles venham para que os adolescentes possam ter contato com a cultura e a literatura. Todos os anos somos presenteados com atividades da feira. Eles gostam muito porque gera esse convívio. Tem muitos alunos que não são de Santa Maria e nem conhecem o que que é uma feira do livro, então eles podem ter um pouquinho desse contato com a leitura.
Carla conta que, hoje, a CASE abriga 36 meninos e todos estão frequentando a escola e têm boa relação com a escrita e com os professores.
– Eles enxergam alguma coisa para o futuro por meio da escola. Eu gosto de frisar que ela não está aqui para mudar o caminho de ninguém, mas para mostrar novas possibilidades para esses meninos. É isso que a gente tenta fazer com qualquer atividade aqui, desde as aulas, até as atividades externas que a gente consegue trazer – finaliza a diretora Carla Flores.
O chargista Elias Ramires Monteiro, que também produziu as artes oficiais da 50ª edição da Feira do Livro de Santa Maria, reforça que, quando aliado à literatura, o desenho de humor da ótimos frutos:
– Eu tenho tido essa experiência das oficinas com várias faixas de idade, mas os adolescentes são interessantes para trabalhar desenho de humor, embora prefiram quadrinhos de aventura ou os famosos mangás japoneses. Mas aqui eles foram muito parceiros para desenhar charge e tirinhas de humor na proposta. São ótimos resultados.
Após ouvir atentamente às instruções de Elias, um dos socioeducandos rapidamente produziu uma charge baseada no clássico da literatura infantil Chapeuzinho Vermelho, dos Irmãos Grimm:
– Eu fiz aqui a Chapeuzinho levando um livro e os docinhos para a vovó dela. E aí o Lobo Mau tá espiando ela na árvore, mas percebe que ela não quer causar mal a vovó. No último quadrinho, os dois leem o livro juntos e ele fica muito agradecido. Tô gostando muito da atividade de hoje. Não é todo dia que arrumamos uma coisa para fazer assim, porque ficamos mais dentro dos dormitórios – conta o socioeducando da CASE.
Ainda na programação da 50ª Feira do Livro, Elias Monteiro promove nova oficina de charge, no dia 11 de maio, no Centro Social Marista Santa Marta.